segunda-feira

Do canto popular à música sacra, de Mozart a Lenine e Jobin

No encerramento, os três corais animaram o público com o "spiritual" Rock my Soul.     foto: Adriano
Veja algumas cenas no YouTube, nestas três sequências. Eleja a sua favorita:
Encontro de Corais junta três estilos e garante o sucesso de público (Rock my soul)


Videoclip


Bastidores do Encontro


Quem estava lá, adorou. Quem faltou, não sabe o que perdeu. Como o evento é anual, a próxima oportunidade ainda vai demorar. Mas essa é apenas uma das maneiras de resumir o Encontro de Corais promovido pelo Círculo Militar de Campinas, dia 19/06/2011 (ontem, domingo).
O anfitrião da tarde foi o próprio Coral do Círculo (40 integrantes), que recebeu o Coro de Câmara de Campinas (19 integrantes) e o Coral Universitário do CCA da PUC - Campinas (36 integrantes).
foto: Adriano
foto: Heleno
Sob a regência do maestro Hermes Coelho, o Coral do Círculo Militar abriu o musical com as seguintes apresentações: A Correnteza (Tom Jobim e Luiz Bonfá); Canto de um povo de algum lugar (Caetano Veloso); A Lua Girou (tema de beira-rio, Bahia); Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Guantanamera (canção popular cubana).

foto: Heleno
Já o Coro de Câmara de Campinas, regido pelo maestro Rodrigo Falson, nos trouxe obras do período medieval e renascentista, como: Dime, Robadora (cancioneiro de Upsala); Hoy Comamos y Bebamos (Juan de Encima - 1469  1533); Nº 12 Alonso (Tristeza) cancioneiro de palácio; Il Mio Martir (Claudio Monteverdi (1567  1643); Dona Nobis Pacem (W.A. Mozart - 1756  1791); Anima Mea (Michael Praetorius - 1571  1621); Jesu! Rex Admirabilis (G.P. da Palestrina - 1515  1594) e Qual Si Può Dir Maggiore (Claudio Monteverdi - 1567  1643).

foto: Heleno
Por sua vez, o Coral Universitário da PUC colocou elementos de batidas corporais sob o comando do maestro Nelson Silva, e apresentou Peixinhos do mar (cantiga de marujada); Televisão (Fromer / Bellotto e Antunes); Paciência (Lenine); Louva-a-Deus (Milton Nascimento); Sina (Djavan) e Flores (Bellotto / Brito / Gavin e Miklos).
Importante frisar que todas as músicas receberam arranjos especiais ou foram adaptadas exclusivamente para "caber" no repertório de cada coral, atendendo, sobretudo, os timbres vocais e estilos de canto.
Este foi o primeiro evento público da nova diretoria do Departamento Cultural do Círculo Militar de Campinas, sem dúvida um sucesso entre os muitos que virão sob iniciativa da diretora Ana Clara de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário